E Quando A Motivação Desaparece | Desabafos

07:00

Sabem aqueles dias em que sair da cama é das coisas mais difíceis no mundo?

Eu passo por várias alturas assim, em que se pudesse hibernar dentro dos lençóis e ignorar o resto do mundo era o que fazia. Sair da cama para ir trabalhar exige um esforço hercúleo, e isso deve-se a uma grande dose de desmotivação.

Não estou a trabalhar na minha área e acabo por me sentir ligeiramente encurralada num trabalho, que de momento não me oferece grandes oportunidades de crescimento... e tal como eu encontra-se um terço da população deste país. E ainda há a grande maioria que nem sequer tem um trabalho para se poder queixar. 

desmotivação


Na ausência de podermos arriscar tudo, para encontrar um trabalho que não saiba a trabalho (sabem aquela história do "arranja um trabalho que ames, e nunca vais ter de trabalhar um dia na vida"? Bem, nem tudo são rosas e a realidade é que metade das pessoas não arranjam nem um trabalho que não gostem, por isso as probabilidades não estão bem a nosso favor).

Mais importante do que nos continuarmos a queixar e a afundar-nos na desmotivação, é arranjarmos soluções para evitar esta situação ao máximo. 


desmotivação


Vou partilhar algumas dicas que tento aplicar no meu dia-a-dia e que ainda estou a testar, mas que até ver têm estado a resultar.

1# - Arranjem hobbies e actividades diferentes

Sempre gostei de experimentar actividades que me ocupem a mente e me façam aprender algo. Quando ainda estava no liceu, comecei a fazer algumas coisas em artesanato para libertar o lado mais criativo e conseguir algum dinheiro, o que ajuda bastante a sentirem-se mais realizados. 
Um passatempo que vos faça descontrair e dê algum prazer é perfeito!

2# - Meditação
Isto é muito recente para mim, mas nos últimos meses comecei a tirar 10 minutos por dia para reflectir e analisar o meu dia e as coisas boas e más. Pode parecer cliché, mas a verdade é que analisarem tudo o que se passou e conseguirem focar-se nas coisas boas é óptimo. Além disso, se conseguirem até abstrair-se de tudo e ficarem mesmo com a mente vazia e liberta de coisas negativas, vão acabar por se sentirem mais equilibrados e optimistas.

3# - Exercício Físico e Actividades ao ar livre
Actividade física é parte fundamental de uma vida mais equilibrada e satisfatória, ao gastarem a vossa energia estão a contribuir para o melhor funcionamento do corpo e a concentrarem-se

4# - Definam um objectivo e trabalhem para o concretizar

Um dos maiores problemas da sociedade hoje em dia é que o foco principal é o trabalho, tudo gira à volta da actividade que nos dá a segurança monetária. Eu percebo: é o que nos dá sustento, e nos permite viver todas as outras coisas. Quer queiramos ou não é a base onde construímos a nossa vida. E está errado!
Quando não nos dá prazer, e não nos faz sentir realizados, o trabalho deveria ser só isso: trabalho.
Definam um objectivo na vossa vida: uma viagem, algo que queiram muito comprar, emagrecer... o que quiserem. E trabalhem para isso, foquem-se nisso e arranjem todos os modos para o realizar. Se houver um objectivo concreto, torna-se mais fácil lidar com tudo o resto!
O vosso objectivo pode não estar em nada relacionado com o trabalho propriamente dito.

5# - Trabalhem num Projecto que vos dê prazer e que tenha potencialidade para se tornar em algo a tempo inteiro
Isto pode estar relacionado com tudo o resto que falei até aqui. Mas criar um projecto (como uma loja online ou um blogue), que se possa tornar na vossa ocupação a tempo inteiro e ser construído a par com o vosso trabalho "normal"
é ideal. Desde que consigam gerir o tempo (se quiserem posso depois fazer um post sobre isto), e não deixar nada para trás, é possível que um projecto criado com base nas vossas paixões seja a solução ideal para manterem a o ânimo e deixem de querer hibernar para debaixo dos lençóis e nunca mais sair.
Além disso, existem várias iniciativas que apoiam este tipo de projectos, basta fazerem uma pequena pesquisa pela Internet.


desmotivação

Espero que estas dicas vos ajudem a manter a motivação e a sentirem-se realizados.
Quais são os vossos truques e dicas para combater os dias maus? Deixem tudo nos comentários!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Adoro meditar, ajuda-me sempree!!
    Isso e fazer um diario de gratidao.. perceber que por vezes nao damos valor a nada daquilo que temos.. temos realmente que ser mais gratos e apreciar o simples facto de termos uma familia, uma casa ou um trabalho..
    Beijinhos

    https://thathappymess.com/

    ResponderExcluir
  2. Ficar constantemente em baixo e fechados num "casulo" não resolve nada e muito menos nos traz felicidade. O que devemos fazer é ocupar-nos com coisas que não nos deixem pensar muito nos problemas. Gostei das tuas dicas :)

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não trabalho, visto que apenas estou no secundário, mas identifico-me com algumas coisas que dizes porque perder a motivação é a coisa mais fácil do mundo quando as coisas não correm como nós queremos. Essas dicas que deste são bastante importantes.
    Gostei muito do post.

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blosgpot.pt

    ResponderExcluir
  4. Consegui finalmente comentar este maravilhoso Post, está sem dúvida espetacular e pode vir a ajudar imensas pessoas! Estou realmente apaixonada por tudo o que aqui foi referido e desejo-te do fundo do coração um grande sucesso para o teu Blog e ara todos os teus ojetivos, pois mereces isso! Um grande beijinho e muito obrigada por toda a ajuda retratada nesta publicação! <3
    https://anafranciscayoutb.wixsite.com/anafranciscaserra

    ResponderExcluir
  5. Excelentes conselhos, Sara. Eu trabalho "na minha área" - não é bem o que gostava, por isso acabo por não tirar daí o maior dos prazeres...a solução para não desesperar é mesmo manter o tempo fora do trabalho com actividades e pessoas que me fazem bem. E o exercício físico é chave nisso - não faço há imenso tempo e a minha cabeça sente falta!

    Jiji

    ResponderExcluir
  6. Como te percebo, também ando a atravessar uma fase complicada
    Espero que tudo melhore
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderExcluir
  7. que dicas excelentes! a verdade é que se passarmos muito tempo sem fazer nada deixamos de ter interesse e motivação para fazer alguma coisa (o que é um bocado chato). tudo o que sugeriste são dicas que funcionam mesmo, obrigada por partilhares :)
    http://desabafos-cat.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Há dias horríveis que só apetece ficar na cama, tento arranjar formas de combater esse mal, mas torna-se difícil xD

    beijinhos,
    Dezassete

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas :)
    Temos de levar tudo com cabeça erguida e pensar que vamos conseguir, caso contrário não conseguimos mesmo e cada vez nos sentimos piores!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Da sua lista, só me falta ter disciplina nas atividades físicas e aprender a ter o hábito de meditar alguns minutos por dia. São poucas pessoas que trabalham com o que realmente querem, com o que realmente gostam. A vida ao nosso redor nos exige trabalhar, estudar, se tornar responsável, por isso que eu paro e fico no blog, só no meu mundinho! Adorei o seu texto e suas dicas! Xoxo.

    https://heycatheli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando a desmotivação aparece eu literalmente me desespero, porque eu acabo quebrando vários cronogramas meus e atraso muito coisa da minha vida! :/
    Estou conhecendo seu blog agora e amando! Já estou seguindo o blog, curtindo a fan page. Estou com metas para esse mês, espero que você possa me ajudar!
    Estou esperando você e amei o blog e gostei bastante dos posts!
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir
  12. Sim é muito complicado quando não temos motivação nenhuma...
    Acredito imenso que a meditação ajuda, eu recentemente comecei a fazer e noto diferença, sente-se diferente..
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  13. Olá Sara, agora é que disseste tudo!
    Eu gostava de trabalhar numa area que gostasse, mas para aqui e não só, as coisas estão complicadas e não sequer emprego

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir

Like us on Facebook