Partilha Nas Redes Socias... Quais Os Limites? | The Circle!

07:00

Já dizia a minha avó:"o que ninguém sabe ninguém estraga."! 

Sou admiradora de filmes que nos transmitem alguma mensagem e que nos fazem refletir sobre a nossa própria vida. 
Há uns dois fins de semana atrás, numa daquelas tardes de domingo super produtivas (not), estava à procura de um filme para ver e dei de caras com "The Circle" que tem a Emma Watson como protagonista. 

Partilha


Já tinha visto o trailer e tinha ficado com a ideia que seria o filme perfeito para retratar um pouco do que o mundo nos reserva a nível tecnológico e sobre a forma com estamos a lidar com esta evolução. 

Sem querer spoiler demasiado, posso vos dizer que não me enganei e que este filme acerta em tudo o que está relacionado com o modo como lidamos com as redes sociais. 

Há uma partilha constante através do Facebook (acredito que ainda ganha aos restantes concorrentes): sabemos do casamento daquele amigo, do trabalho do outro e chega mesmo a acontecer sabermos que alguém próximo está doente (uma simples ida ao hospital) por esta via. 

Como Blogger sinto que existe uma espécie de pressão para partilhamos cada vez mais da nossa vida (não apenas blog related) para chegarmos a mais pessoas e talvez assim aumentar o nosso público. 
Concordo com isto em parte: dar um cunho pessoal é super importante, odeio sentir que o blogue que estou a ler é apenas um depósito de publicidade, mas temos de respeitar e preservar a privacidade de quem não quer aparecer. 

Adoro partilhar convosco sítios novos que descubro, restaurantes óptimos e até situações que vão ocorrendo no dia a dia... No entanto quando estamos com outras pessoas não podemos esquecer de aproveitar realmente esses momentos e fazer apenas o relatório para as redes sociais. Certo?

A tecnologia está a contribuir imenso para o melhoramento das nossas condições de vida, novos métodos para prevenir e curar doenças, para melhorar a vida de pessoas que vivem com algumas limitações. Mas não podemos ver apenas o lado bonito e brilhante.. já está mais que falado o quanto a pessoas mentem na internet para fazer a sua vida parecer algo que não é, esquecendo completamente que um bom amigo vale mais do que 100.000 likes. 

O que me preocupa mais com o excesso de partilha da nossa vida privada são os jovens, que muitas vezes com pais desinformados e que não controlam o que estes fazem: aceitam toda a gente e não filtram o que partilham. Isto leva a casos preocupantes que de vez em quando aparecem nas notícias: "jovem de 13 anos desaparecida foi encontrada em casa de namorado 40 anos", normalmente é seguido de um "conheceram-se nas redes sociais". 

Muita calma na hora de carregar no botão "publicar", não se esqueçam que o que está na internet fica na internet e que nem tudo o que parece é.

Deixo-vos o trailer do filme para vos abrir o apetite: 



Já tiveram más experiências devido ás partilhas nas redes sociais?

You Might Also Like

9 comentários

  1. Concordo plenamente com a tua opinião do mundo virtual em que vivemos, para além deste-me ainda mais vontade de ver este filme que ando a adiar...
    Beijinhos
    http://escritalhadaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É realmente muito importante pensarmos duas vezes antes de colocar algo na internet! Existem sempre riscos! O trailer dá que pensar e deixa alguma curiosidade que só vendo o filme irá ser respondia! http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Este post é tão pertinente. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu estou louca pra ver esse filme. Amo a Emma e assisto tudo o que ela faz. Acho que a mensagem que o filme tem a passar é muito importante. Eu tento me controlar muito para não divulgar coisas desnecessárias nas redes sociais. Não é fácil nos livrarmos disso depois que ficou tão enraizado em nós esse habito, mas aos poucos a gente consegue filtrar melhor as coisas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Este filme ainda não vi mas está na lista para ver.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb ... de Carla Ramalho

    ResponderExcluir
  6. Já vi o filme e acho que está fantástico, sem dúvida alguma, um dos melhores que já vi! :)
    www.styledays.pt

    ResponderExcluir
  7. Já estive para ver este filme, mais pela Emma Watson, mas sabendo do que se trata fiquei curiosa! Tenho de ver!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto a capa do filme mas nunca me chamou a atenção mas agora fiquei curiosa!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir

Like us on Facebook