SOCORRO! O Meu País Está A Arder

07:00

Sair à rua e encontrar o céu coberto pelo fumo dos incêndios, tornou-se quase "normal". 

No início do Verão o incêndio de Pedrogão Grande invadiu as notícias e ficámos todos em estado choque com a sua dimensão e principalmente com o número de vítimas... cheguei a chorar em frente à televisão ao ver o desespero daquelas pessoas que viam as suas casas ameaçadas e que tinham perdido alguém na "estrada da morte".

Na altura não escrevi sobre isso porque estava de férias e quando voltei considerei que não havia necessidade de mexer mais na ferida. Deixei o assunto arrefecer, na esperança que tivéssemos aprendido algum tipo de lição e que o resto do Verão fosse mais calmo. Não aconteceu. 

Sucedeu-se o incêndio em Mação que ultrapassou o de Pedrogão Grande em área ardida (corrijam-me se estiver errada) e já anteriormente estávamos a falar em números históricos. 

SOCORRO
Risco de Incêndios - Sábado 12/08/2017



Esta semana os incêndios vieram para mais perto, para a zona de Abrantes e de Tomar, e é horrível a sensação de sair à rua e mal poder respirar com o fumo. Ter o céu envolto num manto cinzento, que apenas representa a crueldade humana e a devastação da nossa Natureza. 

O que mais me choca é saber que o mais provável é ter sido provocado por alguém doente, que retira prazer de ver tudo a arder e as pessoas em desespero a tentarem salvar o pouco que têm. Bombeiros e exército a arriscar a vida para que nós estejamos todos em segurança.

É nojento, pensar que existem pessoas que andam a brincar aos incendiários. São autênticos ataques terroristas, que ocorrem por todo o país. Não há zona que esteja a salvo, porque nunca sabemos de onde vai sair um destes idiotas sem ocupação melhor. 

Não há muito que possamos fazer contra esta mão de obra criminosa, a não ser estarmos atentos a qualquer início de fogo e contactar as devidas autoridades caso vejamos algo suspeito a ocorrer. Mas principalmente ter muita atenção quando fazemos piqueniques ou actividades nos pinhais e jardins: não deixem qualquer tipo de lixo no chão! Tentem manter tudo o mais limpo possível. 

Malta que é proprietária de terrenos: LIMPEM-NOS! Eu sei que estes desastres não têm sido totalmente de causas naturais, mas a verdade é que se os terrenos estiverem limpos e nas devidas condições a propagação dos incêndios é menor e facilita o trabalho aos Bombeiros. 

Quem puder leve mantimentos aos Quartéis de Bombeiros, eles precisam de: garrafas de água médias, sumos, bolachas, energéticos, enlatados, etc.


SOCORRO


Vamos trabalhar todos juntos para que este flagelo acabe o quanto antes! Conto com vocês?

You Might Also Like

9 comentários

  1. Isto está horrível, está a arder em todo o lado e não pode ser só por causas naturais :o

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Todos os dias tenho vistos os bombeiros a caminho dos incêndios e a nuvem de fumo que não desaparece nem por nada!

      Excluir
  2. Não ah palavras para o que está acontecer
    e mesmo triste
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Medidas deviam ser tomadas o quanto antes, mas é todos os anos a mesma coisa.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Já levei algumas coisas, mas tenho de ver se eles precisam de mais! Por acaso, nos 'nossos' bombeiros, não costuma faltar.
    Obrigada por alertares os teus leitores para a importância destas campanhas!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o pesadelo não acaba e é sempre melhor terem a mais que a menos.
      Obrigada por contribuíres e ajudares estes heróis!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Adorei ler o texto. Os incêndios chegam a ser mesmo preocupantes. É triste!!

    Participa no giveaway que estou a fazer no meu blog e habilita-te a ganhares um fato de banho e uns brincos da Zaful.

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/08/giveaway-zaful-swimsuit-earrings.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Infelizmente são mesmo preocupantes, principalmente para as famílias que têm tudo em risco!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Estou longe e fico com o coração nas maos so por saber o que esta a acontecer com o nosso pais. Temos um pais tao lindo que não merece o que lhe estão a fazer :(
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook